top of page
  • jugalassicelebrant

VOTOS DE CASAMENTO: FALAR ESPONTANEAMENTE OU ESCREVER?

Atualizado: 13 de dez. de 2023


Juliana Galassi Celebrante

Esta é uma dúvida que surge para muitos casais.


Falar o que vier ao meu coração ou preparar antecipadamente o que dizer?


Um conselho: Por experiência, acredito que seja melhor preparar seus votos e escreve-los em uma folha. Isso por que a cerimônia de casamento será um momento cercado de sentimentos e emoções, e talvez tamanha emoção te cerque e as palavras fujam de sua mente, e tudo aquilo que planejou dizer você esqueça.


Então, neste momento ter ali um papel com tudo escrito vai facilitar muito em expressar todos os seus sentimentos, além de ficar como uma recordação linda de um dia tão especial.


O que escrever então?

Este será um momento para dizer o que talvez nunca tenha dito. Então não economize em carinho e palavras de afeto em seus votos de casamento.


Você pode ter inspiraração em outros casais e em textos vistos na internet? Sim, é claro! Mas vamos combinar que não há nada que se compare a autenticidade, algo que saiu do mais profundo do coração, não é mesmo?


Então vamos lá, para algumas dicas que vão te ajudar a construir um texto lindo para seus votos:

Separe um tempo para fazer isso. Um período calmo do seu dia. Ainda que precise fazer em etapas, faça num momento separado para isto.


Lembre-se que os votos tem que fazer sentido para vocês (casal) e não para os convidados. Então pode usar frases e trechos de músicas ou livros que mais façam sentido pra vocês.


Responda algumas perguntas para si mesmo e vá escrevendo as respostas como se estivesse falando com seu amor:

1. O que mais chamou sua atenção quando viu seu amado pela primeira vez?

2. Qual foi sua primeira impressão a respeito dele (a)?

3. O que ele (a) representa em sua vida?

4. Como você pretende estar ao lado dele (a) daqui há alguns anos?

5. Quais são seus planos para o futuro ao lado dele (a)?


Ai está uma maneira de trazer à tona seus mais lindos sentimentos e emocionar não só seu amor, mas a todos ali presentes.


Vou dizer algo que considero muito importante: Prefira a simplicidade e a verdade. Não é preciso criar algo muito bem formulado, cheio de palavras formais, afinal, naquele momento você não é um escritor, e sim alguém que ama profundamente e quer que seu parceiro receba todo este amor em forma de palavras.


Quanto tempo devo falar? Quantas folhas devo escrever?

Você pode se basear numa folha de sulfite com a fonte Arial numero 12, entendo como ideal. Dessa forma não se alongará muito e dirá o essencial.


Assim que conseguir escrever, desenvolver seus pensamentos e transforma-los em palavras espere um pouco, talvez algumas horas, ou no outro dia e revise. Leia novamente, veja se faz sentido pra você, ou se será preciso fazer alguma alteração.


Texto pronto, bora ensaiar!


Repita seus votos ao menos uma vez, dessa forma você se ouve e também percebe quanto tempo vai levar para dizer o que sente.


Imprima seus votos e se certifique de leva-lo com você para a cerimônia.


Mais algumas dicas simples caso ainda esteja inseguro:

Está com medo de se sentir tão nervoso e não conseguir falar?

Faça alguns exercícios de respiração. Respire pelo nariz e solte lentamente o ar pela boca ao menos umas três vezes. A respiração é um exercício poderoso para trazer calma ao momento.


Está com medo de se emocionar demais e não conseguir falar?

Não se preocupe com isso. Este será o momento perfeito para deixar a emoção tomar conta de você. Eu já vi algumas pessoas travando no inicio, mas deixando as águas rolarem e a declaração fluiu de uma maneira linda e trouxe lágrimas de emoção a muitas pessoas presentes.


Esqueça todos ao redor ao ler os votos, assim você apenas curte esse momento que será único e ficará pra sempre na memória.


Quer mais dicas sobre votos? Pode entrar em contato comigo.



Celebrante Juliana Galassi

Contato: 13 98835-2064





44 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page